Total de visualizações de página

Neste Blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Inicio Mediunico na Umbanda

  
O grande medo de todo médium que inicia sua caminhada na Umbanda é o da incorporação consciente. Nove entre dez médiuns sentem-se inseguros em suas primeiras incorporações.

    É muito comum ouvirmos frases do tipo “Eu vejo tudo, não posso estar em transe”. A culpa dessa dúvida que assola nossos terreiros é dos próprios dirigentes que não esclarecem aos iniciantes como é esse processo e dos irmãos mais antigos que insistem em dizer que são totalmente inconscientes, talvez para valorizar a sua (deles) mediunidade ou com medo de serem tachados de mistificadores.
...

    Acalmem-se todos! Há muitos anos as entidades deixaram de usar a inconsciência como fator preponderante para o bom trabalho exercido pelo médium. Muito pelo contrário, hoje sabemos que noventa e cinco por cento dos médiuns são conscientes ou semiconscientes. A inconsciência completa é muito rara e pouquíssimas vezes revelada, justamente para não causar essa insegurança tão presente em nossa religião. 


    Pensemos no exemplo da água misturada ao açúcar. Quando adicionamos um ao outro teremos um terceiro liquido inteiramente modificado, mas com ambos os elementos nele. Assim se processa a incorporação, a mente do médium aliada à energia gerada pela entidade que se aproxima , unem-se em perfeita harmonia e conseguem, utilizando os conhecimentos de ambos, um trabalho mais compacto e correto. Não se acanhem em dizer que são conscientes, pois a insistência dessa postura pode levá-los a falhas que aí sim, darão margens à suspeitas de mistificação.

    Nos primeiros anos da Umbanda havia a necessidade da inconsciência, os médiuns tinham vergonha de entregar-se ao trabalho sem reservas. Como deixar que um espírito se arrastasse pelo chão falando como criança? Ou ainda sentasse em um banco com um pito na boca? Eram atitudes que assustariam o aparelho e o levariam a afastar aquela entidade. Com a evolução constante da lei, todos conhecem perfeitamente as capas fluídicas que nossas entidades usam e não existe mais a necessidade delas esconderem de seus médiuns a forma com que se apresentam.

    O cuidado a se tomar nos terreiros cabe aos dirigentes com informação e doutrina abundante para que o velho fantasma da insegurança se afaste de vez de nossas casas.


Luiz Carlos Pereira

2 comentários:

  1. Boa tarde;
    Caro Luiz Carlos Pereira, um esclarecimento em relação a incorporação!
    Qual o procedimento para se chegar a uma incorporação incosciênte?
    Sabendo que a evolução entre guias e médiuns na sua maioria se dão juntas, e ressaltando a minha vontade assim como de irmãos de corrente que como eu, temos poucas informações, como chegar a uma irradiação/incorporação inconsciênte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Caro Tom-Tom, peço desculpas pela demora na resposta mas só agora pude visualizar sua duvida, só por esclarecimento, me Chamo Luis Claudio, o Luiz Carlos Pereira a quem se refere é o autor do Texto, é ético manter as fontes. Bem quanto sua duvida, hoje 99% dos médiuns de incorporação são conscientes, muitos poucos médiuns são de fato inconscientes, acredito eu que na época da fundação da Umbanda havia a necessidade do trabalho mediúnico ser inconsciente, pois uma nova religião estava sendo fundamentada no plano físico, estavam sendo trazidas do astral, informações que dariam base na formação da religião, nesta ocasião a inconsciência dos médiuns era extremamente necessária, para que não houvesse interferência nesta fundamentação. Hoje com a religião já com seus fundamentos básicos bem arraigados no plano físico, nos os médiuns passamos de veículos apenas, a parceiros da espiritualidade, os espíritos passaram a compartilhar com nosso mental, das informações e mensagens a serem passadas, assim com nossa participação podemos aprender juntos no ato da consulta, em certas ocasiões o animismo saudável é até permitido por nossas entidades afim de avaliar-nos, então uma duvida muito comum que assolam médiuns de umbanda, sejam iniciantes ou mais experientes é saber quando sou eu e quando é a entidade, posso dizer a você que não sabemos, apenas se permita, não deixe de transmitir a mensagem por conta de sua duvida, pois a certeza vem quando o consulente volta para agradecer e diz que tudo correu como o que foi pedido, ou até mesmo através das reações dele na hora da consulta.
      Então não se preocupe em atingir a inconsciência, pois pouco importa, se há honestidade e boa vontade na pratica da mediunidade. Busque conhecimento através do estudo, pois com essa atitude sim, você pode ajudar em muito o trabalho de seus guias, que não vão necessitar buscar em outras fontes as respostas e sim dentro de seu próprio mental. Isso é evolução. Muito Axé meu irmão e espero ter contribuído com sua duvida

      Excluir

CARO INTERNAUTA UMBANDISTA, COLABORE COM NOSSO BLOG.
Poste nos comentarios suas duvidas sobre nossa religião, terei prazer em tentar ajudar a sana-las